sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Associação EPIS(Empresários Pela Inclusão Social) - É Natal

 É Natal - EPIS


No dia 13 de dezembro, a equipa da Associação EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) foi celebrar o Natal com os alunos da turma do 4.ºA da EB Maria da Luz de Deus Ramos. 

Depois de um divertido conto de Natal, no qual a turma mostrou uma enorme criatividade ao inventar um final para a história, chegou o momento mais esperado: a chegada do Pai Natal com mochilas individuais cheias de livros e  material escolar, oferecidas pela Fundação Galp para todos os meninos. 
A alegria nos olhos de cada criança foi o verdadeiro espírito natalício em ação. Os seus abraços comoveram até às lágrimas toda a equipa EPIS, bem como a professora titular e a coordenadora da escola que também tiveram um miminho.

Após esta iniciativa a equipa EPIS ficou a conhecer um pouco as dificuldades que enfrenta esta comunidade escolar e presenteou 5 famílias carenciadas com cabazes de Natal. 

Ficamos todos de coração cheio por este gesto que fez o Natal ainda mais mágico!




















Urgentemente - NIOC

 

Urgentemente

No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos na EB1 Maria da Luz Deus Ramos, o NIOC - Núcleo de Intervenção e Otimização Comportamental promoveu uma atividade com as turmas do 4º ano. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância da defesa dos direitos humanos, utilizando a poesia como ferramenta pedagógica. Para isso, foi escolhido um poema do renomado autor Eugénio de Andrade, intitulado "Urgentemente".

O poema foi dividido em três partes, e cada uma das turmas do 4º ano completou um segmento com palavras que, para eles, fossem consideradas de extrema urgência. A atividade consistiu em refletir sobre quais palavras representavam algo a ser destruído, ou seja, atitudes e comportamentos negativos que deveriam ser afastados da sociedade, e quais palavras eram essenciais para serem mais praticadas e utilizadas no dia a dia, como valores que contribuem para a construção de uma convivência mais justa e humana.

Este exercício estimulou os alunos a refletirem, criticamente, sobre o impacto das palavras e atitudes no mundo à sua volta, promovendo um ambiente de aprendizagem que reforçou os princípios fundamentais dos direitos humanos. Além disso, proporcionou uma oportunidade para os jovens expressarem, de forma criativa, as suas percepções sobre o que é urgente e necessário em termos de valores e comportamentos, no contexto de uma sociedade mais solidária e respeitosa.















Associação EPIS(Empresários Pela Inclusão Social) - É Natal

 É Natal - EPIS No dia 13 de dezembro, a equipa da   Associação EPIS (Empresários Pela Inclusão Social)  foi celebrar o Natal com os alunos ...